Manual do Mercado de Arte

Manual | Segundo o autor | Sumário

O MANUAL, SEGUNDO O AUTOR - abordagem absolutamente inédita

Tenho notado uma total perplexidade; afinal, ninguém, até então, escreveu sobre o assunto. O "Manual" não tem como enfoque as obras de arte. Visa o ser humano interagindo no mundo das artes plásticas. Uma pesquisa concluiu que, muito provavelmente, seja o único no mundo a abordar o assunto. É uma espécie de limpeza de gavetas pessoais, nesses longos anos em que estudo o mercado de arte do país. São trinta capítulos que examinam todos os ângulos do mercado, além do apêndice que inicia um processo de resgate da memória do mercado de arte do Brasil.

Imagino as dificuldades dos artistas das cidades do interior do país. Se para os novos artistas das Capitais, que têm estreito contato com o mercado de arte, as dificuldades já são grandes, imaginem as daqueles que estão em uma cidade típica do interior, longe do mercado e sem sequer um livro que lhes fale a respeito.

Creio que o "Manual" venha a se tornar o vade-mécum do mercado de arte, uma fonte de consulta diária, por assuntos. Assim, a sua função não se exaure na primeira leitura, posto que continuará a ser útil no dia-a-dia dos profissionais do mercado e colecionadores. A proposta é que se constitua em uma bússola, que indique o caminho das pedras; é que deixe os interessados por dentro das regras do jogo, sem lhes sonegar o pulo do gato; é deixar o mercado de arte, realmente, ao alcance de todos. Pode ser rotulado como um livro de marketing com balizamento jurídico; contudo, em determinados pontos, quando trata da rotina do mercado, é, absolutamente empírico. Porém, fundamentalmente, é um livro que objetiva ajudar os novos artistas plásticos, novos marchands e colecionadores iniciantes. Alguns perguntam: porque não um livro para cada objetivo? Achei melhor englobar todos os objetivos em um só manual. A medida em que "falo", no livro, para cada um dos acima citados, os outros observam...

Embora não tenha sido escrito para os decanos do mercado, acredito que os mais experientes marchands poderão, ao manuseá-lo, recordar aquele primeiro patamar já meio esquecido ou acordar a adormecida sensibilidade para com os novos artistas e iniciantes colecionadores; que os experts em tapetes orientais poderão tirar dele algumas idéias; que os antiquários vão aprender sobre coisas novas; e que também os leiloeiros, moldureiros, arquitetos, decoradores e outros profissionais, que gravitam - ou não - no mercado de arte, poderão tirar dele ensinamentos, transportando práticas e filosofias para suas atividades.

O Prefácio é de Cesar Luis Pires de Mello - arquiteto de renome -, marchand formador do mercado de arte de São Paulo e a editora é a Júlio Louzada Publicações, de São Paulo - de quem foi a iniciativa de publicar o livro, mesmo sem patrocínio -, chancelas que dão, indubitavelmente, prestígio ao livro.

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