Crônicas de Nova Ipanema

O Chefe do Clã

João Carlos Lopes dos Santos

Segue o necrológio de um grande nova-ipanemense.

José Maffei

Maffei-pai (Rio de Janeiro-RJ, 26/04/1920 – Rio de Janeiro-RJ, 12/06/2019), o chefe do clã Maffei, partiu aos 99 anos deixando muita saudade e uma descendência de 9 filhos – dois deles, José Carlos e Cláudio, moram em Nova Ipanema –, 16 netos, 9 bisnetos e muitas lições de sapiência.

Pacificador, mas acostumado a vencer embates, mesmo com 1,55 m ele era um gigante, posto que, por justiça, a estatura de uma pessoa deva ser medida das sobrancelhas para cima. Advogado de soluções práticas, verdadeiro, transparente e muito humilde, tendo em vista os seus profundos conhecimentos que, generosa e indistintamente, a todos repassava.

Conheci Elisa e José quando moravam na Rua João de Barros, no Leblon. Em 1990, se mudaram para Nova Ipanema e ele ganhou, como atesta seu filho mais velho, José Carlos, meu amigo há quatro décadas, uma sobrevida de 25 anos ou mais. Rejuvenesceu tanto que ninguém lhe dava a sua idade real. Quando o encontrava na presença de quem não o conhecia bem, o chamava de mentiroso. É lógico que o circunstante esboçava uma reprovação, quando, de pronto, eu sugeria: pergunta a idade dele... Ele respondia e o boquiaberto interlocutor arrematava a conversa: de fato, ele é muito mentiroso...

Para mitigar a dor da saudade, segue a recordação de um momento festivo, em família, que nos traduzem as imagens abaixo, capturadas no Porrinhódromo de Nova Ipanema, no aniversário de 99 anos do Chefe do Clã.

imagem
Acervo fotográfico da família Maffei. Uma grande parte da família reunida.

imagem
Acervo fotográfico da família. Maffei-pai e seus filhos.

Telefones e outras informações- clique aqui

VOLTAR