Acompanhando o Mercado

João Carlos Lopes dos Santos

Todos devem ter o direito de escolher suas obras de arte, segundo o próprio gosto e sensibilidade. No entanto, as informações sobre o mercado de arte são fundamentais para minimizar riscos, principalmente aqueles causados pela emoção que envolve o ato de comprá-las ou vendê-las.

Essas informações dizem respeito, principalmente, às partes contratantes e ao objeto da transação, no que tange à procedência, autenticidade, qualidade intrínseca, estado de conservação, demanda e o preço justo no mercado.

Há os que entendem de arte e aqueles que entendem de mercado de arte. Por isso, prefiro rotular a minha atividade profissional de consultoria de mercado de arte, que resultou de uma vivência diuturna, por muitos anos, em todos os setores do mercado.

Quem precisa de consultoria

Nos últimos anos, atendi clientes querendo avaliações de obras de arte e intermediação na compra ou venda. Atendi artistas plásticos com dúvidas sobre mercado. Atendi também organizadores de leilões de arte, leiloeiros, antiquários, moldureiros, decoradores, restauradores, galeristas e marchands, estes, mormente, do interior do país. Prestei serviços ainda a outros profissionais: jornalistas, contadores, cenógrafos, advogados, avaliadores judiciais e de seguradoras, todos em busca de aconselhamento sobre o mercado de arte. Atendi magistrados, atuando como perito judicial.

Enganam-se os que pensam que o trabalho de um consultor se resume a aconselhar ou desaconselhar este ou aquele artista, quando o assunto é investimento em arte. O processo é bem mais abrangente e se estende em outros serviços.

Numa parede podem conviver todos os tipos de pintura, porque cada membro da família tem a sua preferência. Portanto, o consultor não deve escolher artistas ou obras para os clientes, posto que sejam eles que vão determinar o que gostam e querem, além de quanto pretendem investir.

Na orientação de mercado, deve-se discorrer sobre o currículo do artista, observar o estado de conservação da obra, verificar a sua procedência, avaliar a qualidade intrínseca, checar o preço de mercado e qual o grau de liquidez.

O perfil das pessoas está mudando. Elas hoje procuram aconselhamento técnico em todas as áreas, porque decisões individuais, no escuro, é coisa do passado.

Telefones e outras informações- clique aqui

VOLTAR